maio 15, 2020

|

por: LC Sponchiado

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

5 passos para preparar o terreno antes da obra

Ao iniciar um projeto de construção civil, uma das primeiras etapas consiste na preparação do terreno. O solo deve ser firme e limpo para sustentar a construção e, para isso, são necessários alguns processos como a limpeza do lote e o nivelamento. Assim é necessária uma boa organização dos espaços, de modo que os futuros processos tenham funcionalidade e praticidade.

Selecionamos as cinco etapas fundamentais da preparação do terreno. Confira!

  1. Levantamento topográfico

Um projeto de construção civil só é possível após a realização de um levantamento topográfico do terreno. Só assim será possível mapear todas as características da área, mostrando quais são as possibilidades de construção para o seu projeto.

Importante: Toda a parte de topografia deve ser realizada por profissionais habilitados!

  1. Limpeza do Terreno

Para realizar a limpeza do terreno, é fundamental que você contrate uma empresa especializada, que irá indicar quais são os processos deve ser executados de acordo com a necessidade do seu terreno. Basicamente, a limpeza do terreno é feita em duas etapas.

Na Limpeza de Vegetação, são retiradas as camadas superficiais da vegetação, como mato, plantas e até pequenos arbustos. Já as árvores precisam de aprovação da Prefeitura Municipal para serem retiradas. A retirada total da vegetação vai garantir a qualidade do seu solo, evitando que a terra venha a ceder com o tempo ou danifique as estruturas.

Já na Limpeza de Materiais, é feita a remoção de pedras, entulhos e outros derivados da demolição. Para ambas as etapas, são necessários maquinários específicos para a melhor realização do trabalho.

  1. Terraplenagem

Conforme os dados levantados pela topografia, chega o momento de nivelar o solo do terreno, a fim de garantir a excelência e segurança de sua construção. É comum que haja uma leve inclinação no terreno, em aclive ou declive, precisando de adequação, que pode ser um aterro ou um corte do terreno.

Quer entender melhor essa etapa? Confira o Guia Completo da Terraplenagem! A LC Sponchiado é especialista em projetos de terraplenagem e está pronta para trabalhar com você!

  1. Sondagem do Solo

Cada terreno possui suas características próprias. Por isso, realizar a sondagem do solo permite que o engenheiro estrutural tenha todas as informações necessárias e atualizadas para compor os cálculos das fundações da construção.

  1. Instalação do Canteiro de Obras

Ainda na fase de preparação do terreno, é realizada a instalação do canteiro de obras. Este local serve para facilitar a movimentação na construção, assim como o armazenamento dos materiais.

Pronto! Agora que você já sabe como deve ser feita a preparação do terreno, está tudo pronto para iniciar o seu projeto! Entre em contato com a LC Sponchiado e conheça nosso trabalho!