maio 13, 2020

|

por: LC Sponchiado

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

Como evitar deslizamentos de terra em um terreno? Aprenda 7 técnicas fundamentais!

Muitos métodos são usados ​​para solucionar problemas de deslizamentos de terra. A melhor solução, é claro, é evitar áreas propensas a deslizamentos de terra. Antes de comprar um terreno ou uma estrutura existente ou construir uma nova estrutura, o comprador deve consultar uma empresa especializada para avaliar o potencial de deslizamentos de terra e outros problemas relacionados à geologia.

Listamos abaixo os principais métodos corretivos usados ​​quando as inclinações propensas a deslizamentos de terra não podem ser evitadas. Confira!

Drenagem da superfície e do subsolo

A água é um dos fatores principais nos deslizamentos de terra. Por isso, melhorar a drenagem da superfície e do subsolo no local pode aumentar a estabilidade de uma inclinação propensa a deslizamentos. A água da superfície deve ser desviada para longe da região perigosa, canalizando a água em uma vala de drenagem ou em um tubo de esgoto até a base da encosta. 

A água subterrânea pode ser drenada do solo usando valas cheias de cascalho e canos perfurados ou poços de água bombeados. Piscinas, linhas de água e esgotos devem ser mantidos para evitar vazamentos, e a rega de gramados e vegetação deve ser mantida no mínimo. Solos argilosos e folhelhos têm baixa condutividade hidráulica e podem ser difíceis de drenar.

Escavação do topo 

Remover o solo e as rochas à frente do deslizamento reduz a pressão de direção e pode diminuir ou interromper um deslizamento de terra. O solo e as rochas adicionais acima do deslizamento de terra precisarão ser removidos para impedir que um novo deslizamento de terra se forme. Outra forma de estabilização é feita através de achatar o ângulo da encosta no topo da colina, podendo prevenir encostas propensas a deslizamentos de terra.

Apoio do “dedo do pé” 

Se a ponta do deslizamento de terra estiver na base da inclinação, o preenchimento poderá ser colocado sobre o “dedo do pé” e ao longo da base da inclinação. O preenchimento aumenta as forças de resistência ao longo da superfície de falha nessa área. Isso, por sua vez, impede que o material do topo se mova para baixo.

No entanto, se o dedo do pé estiver mais alto na encosta, a adição de preenchimento pode sobrecarregar o solo, formando a inclinação descendente do preenchimento.

Construção de estacas e muros de contenção

As estacas são vigas de metal que são levadas ao solo ou colocadas em furos. As pilhas colocadas corretamente devem se estender para uma camada de rocha competente abaixo do deslizamento de terra. Atenção aos materiais! Vigas de madeira não são recomendadas para uso como estacas, porque não têm força e podem apodrecer.

Como os deslizamentos de terra podem escorrer pelas fendas entre as estacas, muros de contenção costumam muito utilizados em construções. Os muros ou paredes de contenção podem ser construídas adicionando defasagens (vigas de metal, concreto ou madeira) horizontalmente entre as estacas. Tais paredes podem ser reforçadas com a adição de tiebacks e vigas de apoio.

Tiebacks são hastes longas que se prendem às estacas e a uma camada de rocha competente abaixo da superfície do solo. As vigas de suporte são colocadas em um ângulo descendente das estacas para impedir que as estacas caiam ou se inclinem.

Os muros de contenção também são construídos com concreto, blocos de concreto, rochas, ferrovias ou toras, mas podem não ser fortes o suficiente para resistir ao movimento de deslizamentos de terra e podem tombar.

Remoção e substituição

O solo e as rochas propensas a deslizamentos de terra podem ser removidos e substituídos por materiais mais fortes, como solos siltosos ou arenosos. Como o intemperismo dos folhelhos pode formar solos propensos a deslizamentos de terra, o procedimento de remoção e substituição deve incluir medidas para evitar o intemperismo contínuo da rocha restante. O material do deslizamento de terra nunca deve ser empurrado de volta pela encosta. Isso simplesmente levará ao movimento contínuo do deslizamento de terra.

Preservação da vegetação

Árvores, gramíneas e outras vegetações podem minimizar a quantidade de água que se infiltra no solo e retardar a erosão causada pelo fluxo da água na superfície. Embora a vegetação sozinha não possa impedir um deslizamento de terra, a remoção da vegetação de uma encosta propensa a deslizamentos de terra pode ser a causa do início de um deslizamento.

Proteção contra quedas de rochas

As quedas de rochas são contidas por valas na base da exposição à rocha, cercas para serviços pesados ​​e paredes de concreto que retenham os pedregulhos errantes que se libertaram do afloramento de rocha. Em alguns casos, blocos soltos de rocha são fixados à rocha com parafusos de rocha, hastes longas de metal que são ancoradas na rocha competente e são rosqueadas no exterior para grandes porcas.

Uma placa de metal com um orifício central, como uma arruela muito grande, é colocada sobre a extremidade da haste, onde se estende do bloco solto, e a porca é então adicionada e apertada. Uma vez construídas, as medidas corretivas devem ser inspecionadas e mantidas. A falta de manutenção pode causar um movimento renovado de deslizamento de terra.

A LC Sponchiado possui 40 anos de experiência em projetos de construção civil e é especialista em serviços de topografia e muros contenção! Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!