Guia completo! 5 passos para seu projeto de terraplenagem
Ao iniciar um projeto de construção civil, existem alguns fatores a se levar em conta para garantir o melhor resultado da obra e evitar possíveis incidentes com o tempo. A terraplenagem é cuidado principal, e exige cuidado redobrado, já que ela é responsável pela sustentação de todo o projeto.
Entretanto, este não é um processo simples. É necessária grande atenção para que a topografia se adeque ao projeto, deixando claras quais as limitações do terreno. Separamos 6 dicas para garantir que seu projeto de terraplenagem seja realizado com qualidade e segurança! Confira!
1. Escolha uma empresa com experiência
Antes de sequer comprar o terreno, o primeiro passo é ter a orientação de uma empresa especialista em terraplenagem. Ela será responsável por direcionar sobre as condições do terreno, como o que pode ou não ser feito naquela área.
A LC SPonchiado tem 40 anos de experiência com projetos de terraplenagem e construção civil. Para iniciar seu projeto, clique aqui!
2. Realize um plano de acesso dos equipamentos
Para realizar o seu projeto de terraplenagem, serão necessários equipamentos específicos. Além da escolha das máquinas, também é necessário pensar em planos de ação para o trânsito dessas.
É fundamental que esse plano projete qual o uso de cada equipamento nas fases do projeto, evitando o desgaste excessivo do solo e gastos desnecessários.
As máquinas maiores aumentam a eficiência e produtividade da obra, mas um modelo bobcat, ou mini carregareira, é mais indicada para limpeza e terraplenagem de poucos volumes de terra.
3. Atenção à limpeza do solo
Definidos os primeiros passos do projeto, é hora de colocar a mão na massa! Antes de começar o projeto de terraplenagem, você deve realizar a remoção de todas as vegetações da área e quaisquer outros vestígios, garantindo a estabilidade e solidez do terreno.
Dica: Tome cuidado com formigueiros! Eles formar enormes buracos na terra, tornando necessário retirá-los e compactar a terra em cima.
4. Preste atenção na quantidade de terra
Remover terra em excesso pode comprometer a qualidade do seu terreno. Caso a obra seja realizada na parte superior da rua, pode ser necessário remover parte da terra. Porém, se retirar demais, as outras construções podem ser prejudicadas, ficando mais altas que a sua.
5. Fuja de complicações
Alguns inconvenientes locais podem vir a atrapalhar o andamento, orçamento e prazo de seu projeto de terraplenagem. É válido pensar na obra como um todo, levando em consideração o tipo de solo, clima e obras ao redor.
Agora que você sabe o que é preciso para realizar seu projeto, está pronto para começar! Entre em contato com a LC Sponchiado e vamos juntos concretizar seu projeto!
Novidades