mar 26, 2019

|

por: LC Sponchiado

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

Assinatura digital de contratos é mesmo segura?

O mercado imobiliário vem oferecendo novas vantagens para quem quer se livrar da burocracia do contrato. Além da nova Lei Da Desburocratização, que torna mais ágil os procedimentos no cartório, reduzindo a necessidade de autenticação de firma, outras facilidades estão surgindo, principalmente com o avanço do uso da tecnologia.

Já há alguns anos desde que se tornou possível solicitar a assinatura do contrato digitalmente. Além de agilizar o processo, seu uso é muito mais seguro, evitando as fraudes de documentos pessoais, ainda comuns nos contratos físicos.

O Código de Processo Civil prevê a aceitação dos documentos gerados digitalmente, desde que ocorra comprovação de autenticidade. Por isso, o procedimento deve ser feito por meio de empresas credenciadas.

A assinatura digital é verificada com base em diversas operações matemáticas e criptografia, garantindo segurança extrema aos atos praticados. Essa assinatura possui validade jurídica igual à feita em papel e autenticada no cartório, servindo para contratos de compra e venda ou aluguel de imóveis.